domingo, 19 de abril de 2015

Navegar é preciso, mas sem excesso de bagagem

Navegar é preciso! A frase de grandes navegadores adotada pelo poeta Fernando Pessoa é a que melhor define o desejo de ampliar horizontes, seja por mudanças ou viagens. Toda vez que almejamos mudar uma situação em nossas vidas, romper com algo que não nos faz bem, um emprego, um relacionamento, ou qualquer outra coisa, é necessário se desapegar de sentimentos, comportamentos, e tudo que possa ser considerado como excesso de bagagem.

Assim como nas viagens que é imprescindível não levar bagagens demais, pelo simples de fato de não pesar durante a caminhada e deixar espaço livre nas malas para ser preenchido como presentes, memórias e tudo de bom que a viagem possa proporcionar. Também deve ser as mudanças, ou então, por escolha, pagar pelo excesso de bagagem e continuar com os mesmos cacarecos na mala.

Viajar ou abandonar algo que não queremos em nossas vidas requer o exercício do desapego. É preciso mudar de casa e, principalmente, de comportamentos e forma de pensar. Não adianta ansiar por novos ares e mudanças e levar consigo todos os hábitos ou toda a bagagem velha e mofada de sempre. Surge aí o desafio! Como praticar o desapego? A resposta é redundante, pela prática. Ninguém muda um hábito a não ser que persista. 

Sempre observo pessoas que desejam por mudanças, mas nunca estão dispostos a ela. Permanecendo em um ciclo vicioso, repetindo erros, dores, pensamentos, em altos e baixos emocionais. Por isso, ter consciência do que ser quer e onde chegar é o primeiro passo. Não adianta buscar o novo, sem saber ou ao menos vislumbrar que novo é esse. E se nesse processo de mudança, percebemos que não sabemos onde queremos chegar, nada de crises. O primeiro passo para encontrar o caminho é admitir que está perdido.

Sem pressa e nenhuma culpa, organize as ideias, encontre o caminho, estipule a rota, desapegue de tudo que não serve mais, faça as malas - praticando o desapego do excesso de bagagens, abandone as âncoras e raízes mortas, e siga rumo a novos mares ou estradas. E esteja pronto para abastecer as energias e arejar a alma.

E lembre-se: Navegar é preciso!

Silas Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário