domingo, 26 de abril de 2015

Água Saborizada: Chique, Leve e Gostosa

Já tinha provado as águas saborizadas em alguns restaurantes e eventos, os líquidos vistosos que mesclam a transparência e a leveza da água, com os sabores sutis de ervas, frutas e legumes. O primeiro contato é o visual, bonito, salta aos olhos. Depois o olfato, por meio do leve aroma que antecede a gustação. E por fim, ao beber, é fácil perceber porque as águas saborizadas fazem tanto sucesso. Gostosas, leves e saudáveis!

Depois do primeiro contato, somado a necessidade de optar por bebidas mais saudáveis e diminuir o consumo de refrigerante e sucos industrializados, optei por conhecer um poucos sobre as águas saborizadas - o nome dado a esta bebida pode variar, alguns restaurantes especializados ou sites de gastronomia e saúde usam flavorizada ou aromatizada - e, principalmente, começar a bebe-la.

A primeira experiência foi simples, fiz duas opções, uma com hortelã e limão e outra com manjericão (colhido no quintal de casa). Coloquei a primeira em uma jarra e a segunda em uma garrafa de vidro, ambas com água gelada, para repousar na geladeira. Antes da refeição, coloquei as bebidas sobre a mesa, causando uma impressão que misturava surpresa e desconfiança. Com perguntas nas entrelinhas como: Bonito, mas será gostoso?

Para a surpresa de todos, as águas ficam super saborosas! Desde então, tenho diariamente optado por elas, sucos naturais e chás ao invés de bebidas industrializadas, durante as refeições, lanches ou simplesmente para matar a sede e hidratar o corpo.

Já testei algumas e quero provar outras. Acredito que para fazer uma boa água saborizada, basta ter bom gostos e ser um apreciador de sabores e aromas. A dica é misturar no máximo dois itens a água, porque mais do que isso perde-se as identidades gustativas e há o risco de virar uma bebida "tutti-fruti". Outro quesito importante, é lembrar que água saborizada não é suco ralo e muito menos uma bebida insossa, por isso é importante calcular bem a medida de água e ingredientes adicionados.

As águas saborizadas além de refrescantes e bonitas aos olhos também são fonte de vitaminas, não têm açucares, e tem propriedades antioxidantes, diuréticas, e desintoxicantes. Pode-se usar laranja, morango, manga, carambola, romã, abacaxi, hortelã, limão, pepino, manjericão, capim-limão, canela em pau, anis-estrelado, cravo, gengibre e rosas (use sempre pétalas da mesma cor).

Separei algumas sugestões associados a suas benfeitorias:

* Água com laranja e alecrim - rico em ferro, cálcio, vitamina E e B6, betacaroteno, diurético e antioxidante e antiinflamatório. Contribui com o funcionamento do fígado, reduz açucares no sangue, e alivia sintomas da TPM;

* Água com abacaxi e gengibre - digestivo, estimula o metabolismo, e alivia gazes e azia;

* Água com pepino, limão e hortelã - com funções detox (desintoxicante); 

* Água com romã e alecrim - antioxidante, combate o colesterol LDL ("ruim"), e devido a adição da romã combate a formação de coágulos no sangue.

Espero que gostem!

Silas Macedo

2 comentários: