domingo, 18 de março de 2012

Dica de leitura: O livro das fadas prensadas

O que você faria se uma criança afirmasse que vê e conversa com fadas, duendes e gnomos? A maioria das pessoas encararia a situação como uma brincadeira, uma fantasia infantil, algo irrelevante. Outras entrariam na "brincadeira", achando saudável incentivar a imaginação pueril. Há ainda aqueles que repudiariam tal afirmação, sugerindo a criança a encarar a realidade da vida longe de fantasias.
Mas, independente da resposta, o que fazer quando a criança, além de afirmar, prova por meio de fotos e um livro que os tais elementais existem?

Foi diante de uma situação real que surgiu a polêmica sobre as fadas de Cottingley, em 1907, quando duas primas, Elsie Wright, 16 anos, e Frances Griffiths, 10, afirmaram ver os seres mitológicos no jardim de casa.

Em princípio, as meninas foram repreendidas pelos pais, porém para provar o que falavam, elas decidiram fotografar as fadas. A foto, na época, foi estudada por profissionais da fotografia, espiritualistas e curiosos.

A Kodak, na época, admitiu que a foto foi realizada em uma exposição única, o que descaracterizaria fraude. Atualmente, com avanços tecnológicos, a imagem é colocada em cheque. Polêmicas a parte, o caso das meninas de Cottingley, na Inglaterra, serviu de inspiração para obras no cinema e na literatura.
Na sétima arte, o tema virou filme com o título "O encanto das fadas", lançado em 1997, e dirigido por Charles Sturridge. A película aborda a história das meninas e todos os questionamentos científicos a cerca do tema.


Já na literatura, vale o destaque, para "O livro das fadas prensadas de Lady Conttington", do escritor Terry Jones, lançado no Brasil em 1998.
A publicação conta a história de uma das meninas que enxergavam e se comunicavam com fadas, retratando todas as suas experiências em um diário, onde ela prensava algumas fadas entre as páginas do livro com o intuito de provar a existência delas.
O livro, esgotado no Brasil, é uma excelente opção de leitura, com um repertório que mostra a transformação da criança em adulto, abordando os conflitos naturais do ser humano entre o sonho e a realidade.
Para ter acesso a leitura, há opções virtuais do livro, segue link:

http://pt.scribd.com/api_user_11797_vi.martra/d/7012305-O-Livro-de-Fadas-Prensadas

As ilustrações do livro também merecem destaque pela qualidade das imagens das "fadas prensadas" nas páginas dando asas a imaginação do leitor.

Eu li a obra recentemente, me diverti com a narrativa e indico a leitura a todos. E como dizem nos livros, se você acredita em fadas bata palmas! Caso não acredite, bata palmas da mesma forma, afinal, vale a brincadeira e o estímulo à imaginação.
Silas Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário