sábado, 5 de junho de 2010

A luta contra Morpheus


Esses dias, passei por uma situação inusitada, algo que tenho intitulado como aventuras de um jovem repórter (meio clichê, mas é verdade).

Entre a correria de uma pauta e outra, admito que, por vezes, descubro o assunto e o direcionamento da pauta no local da reportagem. Isso acontecia muito há uns três meses, quando entrei no jornal e, pelo que conversei com outros jornalistas novos, essa situação é bem comum.

Eu estava em uma pauta básica de Cidades (editoria), quando meu chefe de reportagem me pediu para cobrir um evento sobre meio ambiente, um palestrante super gabaritado. Pensei comigo; vai ser ótimo, gosto do tema e poderei escrever uma matéria bem legal.

Chegando lá, o palestrante já estava em uma sala com mais três ou quatro jornalistas, falando sobre o tema. Entrei, me sentindo muito "jornalista inesperiente", mas ok e comecei a prestar atenção na palestra. O problema é ele falava quase sussurando e eu estava um pouco cansado. Pronto! Foi ai que o Morpheus - deus do sono - chegou e começou a travar uma forte luta contra mim. (que dramático!)

Na real, eu tentava prestar atenção no assunto, mas o sono era muito forte. Tentava ouvir, respirar fundo, me movimentar a até anotar. Nada funcionava! Eu acho um tremendo desrespeito dormir numa palestra, mas não conseguia me controlar. E outros jornalistas que me olhavam ao perceber o sono, que vergonha!

A Wendy Vatanave - fotógrafa e amiga - estava comigo e presenciou a luta contra Morpheus. Ao sairmos da pauta, o desespero ao ver minhas anotações e perceber que não tinha quase nada para me basear na hora de fechar o texto. Que pânico!

Eu e Wendy, após muitas risadas, voltamos a Redação. Pra fechar o texto, recorri a anotações bizarras, a memória e as releases. Enfim, deu tudo certo, a matéria ficou bacana.

Resumo da ópera: Foi um dia de grande aprendizado, risadas e um caderno com anotações quase psicografadas e indecifravéis.


Silas Macedo

3 comentários:

  1. huahuahuahuahuahuhaha

    ri muitoo!!!

    vc é engraçado
    to com saudades!

    ResponderExcluir
  2. fiquei imaginando a cena e lembrando dos seus olhos vermmelhos de sono quando vc sentava na minha frente na agencia de comunicação! hauhauhauhauha

    beijos
    Beatriz

    ResponderExcluir