quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Exercício da Gratidão

Esses dias tenho refletido sobre o poder da gratidão. Fiquei pensando como esse sentimento pode funcionar como mola propulsora para a vida. Partindo do princípio deste questionamento, o que é a gratidão? Resposta rápida, é a sensação de retribuição para algo bom que nos foi concedido. Uma sensação que não deve ser confundida com dívida, porque certamente se tornará algo pesado, cansativo e dolorido. Na verdade, ela é leve e livre de cobranças.

Penso que a gratidão é um sentimento que deve ser compreendido e praticado. Ao entender que a vida e, tudo que ela nos proporciona - incluindo altos e baixos, erros e acertos, dores e prazeres - é um presente do universo, tudo fica mais fácil. E, como uma pedra lançada em um lago inerte que provoca ondas que se espalham, atingindo, e movimentando tudo em volta, a gratidão abre portas para outros sentimentos positivos.

O ser humano é energia, vibração, e como ondas de rádio podem ser sintonizadas, fazendo com que tudo e todos que estejam na mesma frequência se aproximem. Fato que o meio influencia diretamente o ambiente e vice-versa, questão já comprovada pela filosofia e diversos segmentos da ciência. Pensando nisso, imagine que somos feitos de matéria leve, quase tão sútil quanto o éter, sendo assim, se estivermos ligados a uma âncora ficaremos inertes e predispostos a ser depósito de lodo. Já ligados a um balão é possível alcançar o céu e navegar por novos horizontes.

Penso que é essencial para a vida, perceber que ela é um dom único dado por Deus. Ter a chance de estar na Terra, independente da condição, é um presente maravilhoso, uma oportunidade para vislumbrar as belezas do mundo (basta olhar atentamente) e, essencialmente, para aprender, evoluir e se tornar um ser humano melhor.

A gratidão permite a humanidade ver o mundo por uma ótica melhor. Por isso, ao acordar, respire fundo e gradativamente perceba seu corpo, cada fibra, o dom da visão - infinitas matizes de cor, audição - inúmeras possibilidades de som, olfação - o ar entrando nos pulmões, gustação - diversos paladares, e tato - permitindo a experiência única do toque, e perceba como a vida é grandiosa, devendo ser usufruída e zelada.

Agradeça a Deus, a todas as pessoas que contribuíram com sua caminhada terrestre, os aprendizados, e tudo o que a vida proporciona. A gratidão é uma via de mão dupla, fazendo bem para quem emite e quem recebe o agradecimento. Funcionando como um grande espelho para o mundo, confirmando o dito popular "sorria para o mundo, que ele sorrirá pra você".

Ressalto que o exercício da gratidão não é fácil, em meio aos dias difíceis, mas sem dúvida trarão bons resultados quando praticados ao longo da vida.

Abra a mente e o coração para essa energia. Conecte-se com o que é bom.

Silas Macedo

Texto dedicado aos meus pais - Jalmir Rodrigues e Salete Macedo.

Um comentário: