quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Amor sinônimo de disposição

Desde sempre a humanidade busca entender, retratar e viver plenamente o amor. Pensadores, filósofos e líderes espirituais já tentaram mostrar aos homens como e onde encontrar o tal sentimento vivido por poucos. Há quem diga que viver um amor de verdade é uma grande utopia.

A busca que teve início há milênios, parece a mesma, ou como afirmam alguns, está cada vez mais difícil. Estabelecer uma relação verdadeira e recíproca nos dias atuais parece algo impossível, principalmente quando a frivolidade faz parte da cultura das pessoas.

Por que devo investir em uma pessoa já que há 6 bilhões de pessoas no planeta que eu possa me divertir? Por que me estressar com uma pessoa se eu posso desistir e conhecer centenas de indivíduos? Por que construir algo sólido se as coisas na vida nunca são para sempre?

Perguntas como essas denotam a posição de pessoas que deixaram ou preferem não acreditar e investir em um amor, por diversos motivos, desde medo, insegurança, descrença, etc. A humanidade tem vivido como nunca a dualidade de desejar profundamente um amor verdadeiro e jamais encontrá-lo devido as próprias ações e escolhas.

Mas, antes de qualquer indagação, o que é amor? Que sentimento é esse que foi idealizado pelo cinema, retratado em quadros e representado em grandes peças teatrais? Alguém pode explicá-lo ou deve ser apenas sentido?

Diante disso, creio que o amor foi idealizado e distanciado do que realmente é, ninguém vive amores perfeitos como no cinema. A Bíblia fala do amor no trecho Coríntios 13 - http://www.portaldabiblia.com/?do=p&p=1cor%2013&v=aa - como algo benevolente, paciente e forte. Mas, a prática desse amor é difícil, pois somos humanos e por mais que tentemos devotar o nosso melhor, erramos, e é ai que surge o desafio.

Penso que os amores verdadeiros são construídos no dia a dia, com compreensão, companheirismo, verdade, amizade, carinho, e acima de tudo, disposição. Uma palavra que coloco como sinônimo de amor, pois é necessário estar disposto a construir e superar dificuldades, principalmente quando a paixão - sentimento naturalmente efêmero - acaba.

Disposição é necessária para entender e superar diferenças e fraquezas, corrigir e perdoar erros, não cobrar do outro o que ele jamais poderá dar, e ainda cultivar e aproveitar o bom do amor. Tendo o cuidado de conquistar diariamente a pessoa amada, além de curtir momentos únicos que apenas o companheirismo e a intimidade permitem.

É necessário estar disposto a seguir o mesmo caminho, ter objetivos comuns. Lembrando que um casal é constituído por dois seres humanos diferentes, com educações, formação moral e intelectual e visão de mundo distintas. Disposição é o fator principal para estabelecer uma relação verdadeira e duradoura. Quando isso acaba ou inexiste entre duas pessoas, não há motivos para que elas fiquem juntas.

E acrescento que essa disposição se estende para as relações familiares e também as amizades, pelo simples fato de que é necessário estar disposto a fazer o bem para o outro. Sem dúvida, creio que a palavra disposição deve ser incluída como sinônimo de amor.


Silas Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário