quarta-feira, 20 de julho de 2011

Fé em que?


"A tua fé te curou", disse Jesus aos discípulos. Uma frase forte, que diz muito e questiona a postura dos homens diante daquilo que não se vê e nem se pode provar completamente. Nos últimos dias, a questão da fé tem sido questionada diante de mim. Em meio a atribulações, em busca de ajuda, fui questionado por alguém que amo muito, sobre a existência de Deus.

Em meio a dúvida que transitava entre a sanidade e a loucura, ele me perguntou: "Como ter certeza que Deus existe? Quem garante que o Big Bang não foi um acaso? Quem garante que não estamos sós? Qual o sentido para a vida? Por que Deus permite injustiças e ainda que nós escolhamos o caminho errado?"

Como eu, homem de pouca fé, poderia sanar aquelas dúvidas? Tenho buscado uma resposta, uma equação, um sinal para provar a ele (e, a mim mesmo) que Deus existe e que há um sentido maior para a vida. Não ter essa resposta ou não ter fé é algo destrutivo e avassalador. Porque a ânsia por um sentido, remete o ser humano a busca por vivências que apaziguem a dor da alma, por meio de experiências destrutivas e suicidas. Exageros, tais como o consumo de álcool e drogas, por exemplo...

Dizem ainda que a fé é como o ópio ou qualquer outra droga. Penso que tudo, deve passar pela consciência e não passar a linha tênue que leva ao exagero e a loucura. E questiono ainda, como comparar fazer uma oração em silêncio no quarto com o uso da cocaína? Fé, sem dúvida, acalma as dores da alma, e não como a cocaína, que remete seu usuário temporariamente para longe da dor e a um caminho sem volta para longe de si.

Pensei, repensei e cheguei à conclusão que a fé, ter fé, é o grande desafio dado aos homens por Deus. Dizem alguns religiosos, que este é o "mistério da fé". Como provar que o amor é real, que a consciência individual existe, que o ar está aqui se não podemos vê-lo. Ter fé é como pular de peito aberto em precipício e saber que nada nos acontecerá. Não digo fé cega e alienada, mas como um paradigma, acreditar em algo que faz bem a alma. Talvez o desafio dos homens na Terra é justamente acreditar no que não está diante dos olhos, e perceber que há experiências maiores que a explicação. Se sente apenas e não se explica, pelo menos aqui na Terra.

Fato que fui me encontrar com Deus e renovar a minha fé. Ontem, fui buscar uma resposta em uma casa de oração. Em primeiro momento, em um instante cético, pensei: "Que loucura isso tudo. Quem me garante que isso não é uma farsa ou apenas uma maneira de se enganar"? Durante o processo, de forma inexplicável, lá estava eu diante de Deus, renovando minha fé.

Fato que a dor que fazia morada em meu peito foi retirada e agora me sinto com a alma leve. E quem explica isso? Ninguém... apenas a fé.

Renovado, estou pronto para continuar minha caminhada, forte em meus valores, entre eles o amor ágape (repleto em meu peito).

Não seu se um dia terei a resposta de uma equação para provar o que é fé. Mas, sei apenas, que minha fé foi renovada. Espero que todos aqueles que conheço e amo, e ainda, toda a humanidade, possa ter essa experiência e sanar a dor da alma.

Silas Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário