sexta-feira, 26 de junho de 2009

Artistas falam sobre Michael Jackson


Não consigo parar de chorar. O mundo perdeu um grande artista, mas sua música vai permanecer para sempre.”
Madonna, 50, cantora


“Lamento que um talento tão grande, tão incrível vá embora tão cedo, um talento que proporcionou grandes momentos. Vou sentir saudade do rei do pop.”Gilberto Gil, 67, cantor e compositor “Ele foi um dos maiores marcos da história da música. Pai de toda geração pop da atualidade.”

Junior Lima, 25, cantor

“Na hora que eu soube eu tinha acabado de sair de um sebo onde estava comprando o único single do Michael Jackson que eu não tinha, o "Hartbreak Hotel". Na hora que eu estava no caixa pagando me contaram que ele tinha morrido. Estou passado até agora e não tô acreditando. Ele é minha maior influência. Lembro quando meu pai me comprou "Thriller" em 83. Ele é o único pop star que existe no mundo depois Elvis.”
Dj Marky, 34

“A música mundial se divide
entre antes e depois de Michael Jackson. A dança contemporânea mundial também se divide em antes e depois de Michael Jackson. Ele é o mestre! Eu por exemplo, se não tivesse Michael Jackson, não teria enveredado para o hip hop. Minha porta de entrada para o hip hop é o break dance e o ícone da dança é o Michael Jackson. Independente dos defeitos ele é o mestre. Falar de Michael Jackson é fácil agora ser Michael Jackson é muito treta. Ser um artista mundialmente conhecido a partir dos cinco anos de idade não é pra qualquer um.”
Rappin'Hood, 32, músico

“Fiquei muito triste com a notícia. O Michael Jackson fez parte da minha infância e foi um dos meus grandes ídolos. Na minha opinião seu talento musical era indiscutível. Penso que ele é como uma lenda: imortal vai ficar para sempre na história.”
Sandy, 26, cantora

“É difícil falar do que eu sinto desde pequena. Sou fã desde o Jackson Five. Com loucura ou não, renegando a cor e tudo mais, ele foi o cara que mostrou ao mundo não só a música preta mas a paixão pelo que faz. A frase que me vem a cabeça é 'limitar é humilhar o infinito'. E ele não humilhou o infinito ele o exaltou do jeito que ele mostrou a paixão pela música que fazia e pelo o que ele era. Foi um guerreiro. Quem no mundo não saca a música, a dança e o que ele pensava?”
Sandra de Sá, 53, cantora

“Michael Jackson foi tudo pra mim. Uma referência importante desde as músicas do ínicio da carreira como "Ben" e "I'll be There" até um sucessos como "Billie Jean" que canto no meu show. Era um cara assim, onde tudo se encaixava, era tudo nato, cantava e dancava divinamente e não pensava no marketing. Era um artista completo.”
Daúde, 47, cantora

“Michael Jackson teve importância tanto no Jackson Five como em sua carreira como artista individual. Agora, longe de polêmicas, sua música vai sobreviver assim como a música Elvis Presley, Frank Sinatra, Ray Charles, Bob Marley... Ele ajudou a música do Olodum, da Bahia e do Brasil com a divulgação do clipe "They Dont Care About Us". Esse clipe passou em 181 países do mundo e foi visto por cerca de 5 bilhões de pessoas. Dificilmente um artista brasileiro vai conseguir dar essa visibilidade ao Brasil nos próximos 20 anos.”
João Jorge, presidente do Olodum que esteve com Michael Jackson na gravação do clipe de "They Don't Care About Us"

“A primeira coisa que me lembro quando falo de Michael Jackson é de ‘Thriller’, o grande disco de Michael Jackson, quando comecei tocar nas pistas, em 1982. Na minha opinião, Michael foi um cara importantíssimo não só dentro da música negra mas também ícone da música pop. Apesar dos altos e baixos de sua carreira, sua obra justifica seu talento.”
Kid Vinil, 54, músico

O mundo perde o Rei do Pop

Michael Joseph Jackson * 29/08/1958 - 25/06/2009 +

Na tarde da última quinta-feira (25/06), estava eu na redação da Agência de Comunicação onde trabalho, quando minha amiga e jornalista, Keyla Santos, me disse: "Nossa! Acabei de ver na net, o Michael Jackson teve uma parada cardíaca." Na hora que recebi a notícia, olhei para o monitor ao lado para ver a informação e na sequência acessei os sites de notícia para confirmar o fato. Fiquei surpreso ao ler a matéria, mas pensei, logo ele se recupera, pra quem já superou tantos altos e baixos, em breve ele está nos palcos com a nova turnê. Brinquei dizendo, pode ser mais uma jogada de marketing típica do Show Business e voltei a produzir meus textos.

Ao caminho de casa, meu telefone toca e minha irmã afoita diz: "Michael Jackson morreu!"

Admito, levei um susto e fiquei chateado. Sim! Eu sou super fã do Rei do Pop e como muitos outros fãs espalhados pelo mundo corri para casa para saber o que tinha acontecido. Talvez seja estranho para uma pessoa que não seja fã entender o efeito da perda de um ídolo, dizem que a imagem do ídolo está ligado a valores, identificação, etc. Mas quem precisa entender... Ao chegar em casa encontrei minha mãe, que também é fã do cantor, sentada no sofá, acompanhando os noticiários da TV que falavam sobre a morte de Michael Jackson. Inacreditável! - exclamou minha mãe. Ao fim do Jornal Nacional, Willian Bonner fechou a edição do telejornal dizendo: "Estamos chocados com a morte de Michael Jackson. O mundo perde o Rei do Pop!"

Após de assistir mais algumas reportagens, eu me lembrei da influência desse cantor na vida de minha família. Minha casa sempre teve música, todos os tipos, mas quando falavamos de Michael Jackson era diferente. Comprar um disco novo, ver o lançamento de um clipe, sempre era algo aguardado com muita ansiedade. Basta lembrar de Thriller, Bad, Moonwalher e Black or White... Super produções que revolucionavam. Também me recordei do show da turnê Dangerous, realizada no estádio do Morumbi, em 1993, no qual eu tive o prazer de ir. E quer saber? Sem dúvida, foi o melhor show que já fui até hoje. Entre as principais lembranças, uma caravana de amigos, uma longa fila, uma tarde de espera, Carmina Burana, histeria, pirotecnia e um grande artista.

Penso que nos próximos dias acompanharemos um bombardeio de informações sobre o cantor, coberturas ao vivo, boltins informativos a cada 30 segundos, especiais de TV, promoções de CD's, DVD's e muita quinquilharia. Tudo para extrair ainda mais de um homem que ofereceu muito ao mundo e, que de certa forma, foi exaltado, sugado e destruído por ele.

Termino como alguém que perdeu alguém importante, questionando, por que não foi diferente, afinal faltava apenas alguns dias para o tão esperado retorno; quem vai entender o destino... O fato é que o mundo perdeu a figura física de um artista genial e ganhou mais um mito eternizado entre figuras como John Lennon, Janis Joplin e Elvis Presley.

Simplesmente Michael Jackson, o eterno Rei do Pop.

Silas Macedo


quarta-feira, 24 de junho de 2009

Confirmado dois casos de Influenza AH1N1 em Guarulhos


Nota à Imprensa

Secretaria Municipal de Saúde informa que foi confirmada a existência de dois casos de Influenza AH1N1 em Guarulhos.
O primeiro, refere-se a uma pessoa que chegou da Argentina há 15 dias. O segundo caso é de um morador de Guarulhos que trabalha na capital e contraiu a gripe de um colega de serviço que retornou do Chile nos últimos dias. Ambos encontram-se em isolamento domiciliar, com acompanhamento de seu estado clínico por profissionais da rede municipal de Saúde, que também estão realizando o monitoramento de parentes e pessoas próximas com quem eles mantiveram contato. Eles estão recebendo medicação e passam bem.
A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é para que todos aqueles que chegaram de viagem, nos últimos dez dias, oriundos de países com casos de Influenza do tipo AH1N1 ou tiveram contato próximo com pessoa com suspeita ou confirmação de infecção por Influenza AH1N1 e apresentarem os sintomas da doença devem procurar uma unidade de saúde. Os sintomas são febre repentina (37,5°C ou mais), tosse ou dor de garganta, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares e nas articulações.

Fonte: Secretária de Comunicação de Guarulhos
Data: 22/06/09

domingo, 21 de junho de 2009

Guarulhos proíbe o uso de sacolas plásticas


Lei sancionada pelo prefeito Sebastião Almeida vigora a partir de julho e promete contribuir com a preservação do meio ambiente

A Secretária do Meio Ambiente de Guarulhos coloca em vigor a partir do próximo dia 08 de julho, a Lei 6.481/2009, sancionada pelo prefeito Sebastião Almeida (PT), aprovada em 08 de janeiro de 2009. A nova lei estabelece o uso obrigatório de embalagens biodegradáveis (que se desintegram naturalmente no meio ambiente) ou reutilizáveis (recicladas ou permanentes) e visa diminuir o uso das sacolas plásticas convencionais, que podem durar até 200 anos.

Após a aprovação em janeiro deste ano, a lei estabeleceu o prazo de seis meses para que o comércio local se adapte à nova regra. O descumprimento das disposições contidas nesta lei, acarretará ao infrator o pagamento de multa no valor equivalente a 1 mil Unidades Fiscais de Guarulhos (UFGs) aproximadamente R$ 1900,00. Caso haja reincidência, o valor da multa dobra, indo para R$ 3.800.

O comércio local tem buscado opções para se adequar às exigências da nova lei dentro do tempo hábil. Entre as opções apresentadas, o uso de sacolas oxi-biodegradáveis tem sido indicado devido aos bons resultados apresentados por esse material. As sacolas de plástico oxi-biodegradáveis possuem as mesmas características das sacolas convencionais, no quesito resistência, porém possui uma vida útil de 18 meses, devido à inclusão do aditivo d2w. Tal aditivo funciona através da decomposição das ligações carbono-carbono no plástico, o que leva a uma diminuição do peso molecular e ao final a perda de resistência e outras propriedades.

Para controlar o processo de decomposição são utilizados estabilizadores para garantir uma vida útil suficientemente longa para cada aplicação. Por exemplo, as sacolas plásticas com essa tecnologia começam a perder a resistência e entrar em decomposição em até 18 meses. É necessário ressaltar que as sacolas oxi-biodegradavéis não necessitam de um ambiente de um ambiente biologicamente ativo para se degradar. O processo de degradação acontecerá normalmente mesmo que o plástico seja descartado incorretamente ao ar livre. Uma característica que contribui para a solução dos resíduos plásticos descartados no meio, além do processo de reeducação e conscientização da população.

Outra opção é a utilização das sacolas retornáveis, feitas com material durável. A iniciativa também prevê colaborar com a criação de novos postos de trabalho, por meio de oficinas gratuitas para capacitar pessoas de baixa renda a produzir sacolas retornáveis em costura industrial para a formação de cooperativas.

Segundo o autor da Lei e atual Secretário de Governo, Alencar Santana, o intuito da ação e minimizar o impacto de material não biodegradável sobre o meio ambiente. Além da implantação da nova lei, o secretário informa que serão realizadas ações educativas junto à população para maximizar os resultados da nova medida.


Atualmente o uso de sacolas plásticas é indiscriminado, distribuído pelo comércio para transportar diversos produtos, além de ser utilizado pela população como saco para o descarte de lixo. A nova lei pretende contribuir com a quantidade de material plástico depositados nos aterros sanitários e, principalmente evitar que sejam lançados indevidamente em córregos ou galerias de esgoto, de forma a minimizar problemas como enchentes.

Outro ponto relevante a nova lei é apontado pelos comerciantes locais que pontuam algumas dúvidas sobre o real impacto dessa mudança no comércio. Para sanar dúvidas e assegurar o andamento do processo, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) sugeriu uma reunião com o secretário Alencar Santana para discutir excessos apontados pela ACE na lei.


“Se for levada ao pé da letra, os estabelecimentos comerciais não poderão utilizar qualquer tipo de embalagem para o acondicionamento dos produtos. Nem mesmo as tradicionais embalagens para presentes escaparão”, ressaltou o presidente da ACE, Wilson Lourenço, que parabenizou a intenção da prefeitura em defesa do meio ambiente, mas mostrou preocupação quanto à fiscalização caso a lei não seja mais clara quanto ao uso das embalagens biodegradáveis.

Segundo Alencar, o governo municipal pretende debater o texto do decreto com a sociedade civil. “Já conversamos com redes de supermercados e queremos as sugestões da ACE. Vamos repassar o decreto à entidade responsável para que ela possa fazer suas considerações”, confirmou.

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2009

A 13º Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, ocorreu na Avenida Paulista, no último dia 14 de junho, sob o tema “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!”. O evento anual é uma grande manifestação e celebração para a democracia do Brasil e, nesta edição, trouxe a discussão as dezenas de direitos constitucionais que são negados à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – como a união civil, a adoção, o usufruto, a dependência e a herança – além de uma campanha pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 122/06, que entrará em votação no Senado até o início do próximo semestre.

Se aprovado e, posteriormente, sancionado pela Presidência da República, qualquer ato discriminatório de origem homofóbica será passível de condenação penal em todo o território nacional. Esta conquista certamente iniciará o processo de viabilização da cidadania plena a todos(as) LGBT brasileiros(as).

A bandeira com o tema do Orgulho Gay traz a imagem de personalidades que marcaram a história, entre eles, Oscar Wilde, Frida Kahlo e Arthur Rimbaud, pessoas que foram precursoras da luta pela dignidade da pessoa humana e, acima de tudo, pessoas que amaram e viveram intensamente.


O evento começou às 12h00 em frente ao Masp (Museu de Artes de São Paulo), contou com 23 trios elétricos percorrendo o trajeto arrastando a multidão ao som de muita música eletrônica. Um dos carros trocou os tradicionais Go Go Boys por bailarinos. Entre as celebridades, marcaram presença, Leão Lobo, Scheila Mello, Mauro Borges, Leo Áquila, Fernando Pires, Rogéria e muitos outros. Além das celebridades, a população participou da manifestação com muito entusiasmo. Entre a multidão foi possível ver muitas famílias, crianças e idosos.


A estimativa da organização era atrair 3,5 milhões de pessoas. Porém, até o final do evento, nem a Associação da Parada do Orgulho LGBT, responsável pelo evento, nem a Polícia Militar divulgaram os números finais do evento.

Educação contra a homofobia



Os eventos da semana do Orgulho Gay, em São Paulo, marcam a luta de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais para obter reconhecimento e o respeito como cidadãos. Uma realidade que em doses homeopáticas vem mudando o conceito das pessoas. A cada dia é percepctível que as pessoas estão mais tolerantes e mais humanas, respeitando a peculiaridade de cada ser humano, que dever ser reconhecido por seus valores e suas ações em respeito ao próximo. Independente de orientação sexual, credo ou raça, o ser humano deve ser integralmente respeitado.

Para contribuir com essa causa, a educação é elemento fundamental nesse processo. Um exemplo prático dessa ação foi constatada pelos jornalistas do Palanque de Ideias, ao ver inúmeras famílias e muitos heterosexuais no Gay Day. Como o caso dos amigos Eduado Cruz e Sônia Osato que foram curtir o evento e demonstrar seu apoio a causa GLBT. "As pessoas devem ser respeitadas, independente se elas dormem com um homem ou uma mulher. O importante é o respeito e o amor", pontua Sônia.

Outro exemplo, pode ser constatado com a dona de casa, Regina da Cruz, 49 anos, que levou os filhos ao parque de diversões como opção de lazer, mas também para propor aos filhos uma lição sobre educação e cidadania. "É importante para as crianças aprender desde cedo respeitar as diferenças. Em nenhum momento houve desrespeito, a festa está muita tranquila...", ressaltou Regina.

Gay Day 2009



No último dia 13 de junho, aconteceu a 9º Edição do Gay Day no Playcenter, em São Paulo. O evento faz parte das atividades ligadas a Parada LGBT, que ocorre normalmente em junho. A programação iniciou as 11h00 e terminou às 21h00.

Durante o dia, além as atrações do parque, o evento contou com a participação de Djs, entre eles, Dj Tony (Trash 80), Cris Vilela (Ultra Diesel / Bubu) e performistas.

Ao som da música eletrônica, marcaram presença, personalidades conhecidas pelo público GLS, Silvetty Montilla, com mestre de cerimônia, Layla Kene Luna Dee. No início da noite, o público pode assistir ao pocket Show da cantora Joe Welch, na sequência houve um concurso de beleza gay e no final o público pode terminar a noite ao som de muita música eletrônica.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente

Lançamento Mundial do filme:
Home
Nosso planeta, nossa casa

Lançamento do Jornal ContraPonto!


Matéria publicada no site da Universidade Guarulhos (UNG), no qual os integrantes deste blog fazem parte.

Acompanhe!


Contraponto será distribuído mensalmente à população guarulhense

Portal UnG (05/06/2009) – Na noite da última terça-feira (02), os alunos do 7.º semestre de Comunicação Social da UnG, da habilitação em Jornalismo, lançaram o jornal impresso Contraponto. A criação do periódico advém da necessidade de oferecer um espaço pedagógico para que o estudante do curso possa tomar ciência das informações pertinentes ao meio acadêmico e à comunidade guarulhense, de modo a desenvolver a atividade jornalística.Fruto de muita pesquisa e diversas reuniões de pauta, a produção completa do periódico ficou por conta dos futuros jornalistas, que se mostraram criativos na escolha do nome, das editorias e também na diagramação. “A missão do jornal é de fornecer ao leitor a informação correta, interpretações competentes sobre essa informação e pluralidade de opiniões sobre os fatos. A credibilidade é o principal valor do jornal laboratório”, afirma a redatora-chefe do Contraponto, professora Carla Coelho.Após o lançamento do jornal, os estudantes foram até as ruas para distribuir os exemplares à população guarulhense, público-alvo da produção. “Entendemos que para o cidadão da cidade, a informação que lhe interessa é aquela que visa informar, esclarecer, denunciar e educar sobre questões diretamente ligadas ao seu dia a dia”, explica Carla. Ela salienta que a equipe de redação trabalha o jornalismo ético, apartidário e pluralista.Até o final do ano letivo, os alunos produzirão mais sete edições do Contraponto, além de programas de rádio, televisão e livros-reportagem.

Link: http://www.ung.br/novo/noticias_ver.php?noticiaID=1553

terça-feira, 2 de junho de 2009

Liberdade de expressão!

A comunicação nos possibilita um mar de oportunidades. Oportunidades essas, que devem ser aproveitadas de maneira racional e consciente para que possamos nos fazer ouvir e fazer valer o ideal de liberdade de expressão. Temos a possibilidade de transmitir nossas ideias ao mundo, mas que isso seja feito com responsabilidade, pois acima de tudo, somos formadores de opinião. Opinião que talvez não agrade a todos, mas que sai do âmago de almas inquietas, com sede de sabedoria e esclarecimento, que faz questão que o mundo saiba que pode ir além... Além da mesmice, da monotonia, da massificação e robotização do senso crítico. Esse é um grito que diz o quanto somos capazes e que nada nos impede de pensar e seguir muito além desse horizonte cheio de mentiras e engessamento cerebral.
Essa é a hora, agora podemos dizer o que precisa ser dito e expressar tudo que está reprimido por aqueles que aprisionam nossa alma, nossa mente, que calam nossa voz. Benvindos à vida livre de amarras. Eis que surge o espaço dedicado a você e que respeita sua inteligência. Palanque de ideias, idealizado por Silas Macedo e que agora conta com a minha participação, Keyla Santos, e juntos vamos mudar o que ainda nos resta.

Keyla Santos

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Parceria de sucesso!


Hoje é o dia que marca a participação de mais uma jornalista no "Palanque de ideias" (ideias e não idéias, conforme a revisão ortográfica). Keyla Santos, uma jovem talentosa e idealista que traz em seu espírito a paixão pelo exercício da comunicação e pelo jornalismo. O convite de participar e contribuir com esse projeto, que devido a uma frenética rotina de trabalho ficou aproximadamente cinco meses inativo, surgiu em março de 2009, quando essa jornalista passou a integrar o núcleo editorial da empresa em que trabalho.
Desde o início a empatia e a afinidade de pensamento ficaram claros e se tornaram a marca de nosso trabalho. Após algumas conversas, decidimos retomar este projeto e realmente colocar em prática sua função – a comunicação.
E fazendo alusão aos personagens que marcaram nossa infância, os Super Gêmeos, heróis integrantes da Liga da Justiça, que lutavam juntos, ela assumindo a forma de qualquer animal e ele se manisfestando nos diversos estados da água, nós nos colocamos como esses personagens, porém no mundo editorial. Um parceria que une a sensiblidade e a fluidez da água com a vitalidade e a força motora dos animais, exatamente como nós. Por esse motivo, temos a certeza que começa aqui uma parceria de sucesso que seguirá por muitos anos.

Um forte abraço!

Silas Macedo