domingo, 19 de junho de 2011

Simples assim... Um sorriso!


Um dia desses, aparentemente como outro qualquer, estava eu indo de ônibus para o trabalho. Um dia nublado, cinza e frio, remetendo as pessoas ao silêncio, a preguiça e ao mau humor típico de quem não queria sair da cama.

Aparentemente, um dia comum, chato e sem perspectiva. Mas, quando menos imagino, entra no coletivo, um idoso, com calça bege, camisa xadrez azul, meias pretas e all star azul, e um sorriso contagiante.

Ao entrar, ele de forma enfática e empolgante, de um sonoro “bom dia” ao motoristas e aos demais passageiros que estavam na parte da frente do ônibus. Em princípio, alguns responderam de forma comedida. Não satisfeito, diante do silêncio que pairava dentro do coletivo, ele começou a contar anedotas e casos de vida, puxando um e outro para rir.

Aos poucos, o riso, assim como um vírus poderoso, foi se espalhando. A manhã que inicialmente era cinza e sem graça, começou a se transformar em um novo dia. Foram poucos os imunes ao vírus.

Em meio as piadas, alguém pergunta ao velho sorridente, qual o motivo de tanta alegria. Ele parou, pensou, e sem titubear respondeu: “Milha filha, com o passar dos anos, percebi que a vida é rara demais para ser desperdiçada com cara feia, mau humor e rancor. A vida ter de ser simples. E vamos sorrir!”. Fechando a lição com uma sonora gargalhada.

Eu, que queria apenas ler o meu livro, vencer o trânsito e chegar a tempo ao trabalho, vi naquele homem uma lição simples e preciosa para a vida. Um sorriso, uma gentileza ou qualquer gesto de respeito e carinho com o próximo faz a diferença em nossas vidas com a do próximo também. Diante disso, hoje almejo sempre dar um sorriso a todos, mesmo os desconhecidos.

Em resumo, a vida deve ser simples assim... como um sorriso.

Silas Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário