quarta-feira, 15 de julho de 2009

É possível viver um amor de Contos de Fadas?


Talvez, para alguns, responder essa pergunta seja algo fácil e pontual. Não! É simplesmente impossível viver um amor de Contos de Fadas. Afinal, são fábulas e velhas histórias, escritas apenas para apaziguar o sofrimento humano na busca pela alma gêmea. Mas, para minha surpresa, após questionar algumas pessoas, a maioria ainda acredita e espera de alguma forma viver um Conto de Fadas.

As mulheres, mesmo vestindo a armadura da mulher moderna e independente, assumem esperar o príncipe, ou em alguns casos, a princesa em um cavalo branco que vai retirá-la das garras do dragão e levá-la para um reino de amor, onde serão felizes para sempre. Já os homens, relutam em admitir esperar por um amor de verdade. Divergem entre a princesa perfeita, alguns preferem apenas as gostosas, outros a dedicada, outros ainda preferem os príncipes... Enfim... Mas depois de muito relutar, é fato que a maioria também busca um amor.

Amores de filmes, almas gêmeas, Contos de Fadas... São muitos nomes para um mesmo desejo. Diante dessa empreitada, muitos desistem, outros tentam desesperadamente encontrar o tal amor e, dizem que existem alguns sortudos que encontram e conseguem viver o tão sonhado Contos de Fadas. Os afortunados que encontram a alma gêmea são tidos como mitos, isso porque nunca foram vistos de verdade.

Nos Contos de Fadas, a história segue emocionante a cada página, nos envolve e atinge o ápice nas derradeiras palavras: E viveram felizes para sempre! É nesse momento que suspiramos e pensamos, quero um amor assim. Mas, no final da história há um segredo, um juramento sagrado de jamais ler as próximas páginas. Há quem diga que elas foram arrancadas, banidas da história. E o que haveria de tão terrível nas próximas páginas? Uma mentira ou a confirmação dos Contos de Fadas? Ou ainda, apenas amor de verdade!

Talvez você encontre o príncipe e, tempos depois, perceba que ele não é exatamente quem você imaginava.

Que talvez tenha esperado ou se dedicado a alguém que nunca esperou por você. E o tempo passou...

Ou ainda, esperou demais por alguém que nunca existiu. E hoje só resta afogar as mágoas.

Triste? Pessimista? Na verdade real...

O amor é um estado constante, fluente, irracional, visceral, intenso e livre. Não há como idealizar alguém perfeito, ou saber se achamos a pessoa certa? A resposta para essa pergunta, sem dúvida, não é algo pontual, cartesiano, matemático. Assim como a vida, o amor não pode ser mensurado... Às vezes vivemos felizes para sempre, outras vezes, felizes até quando durar. A resposta se realmente é possível viver um grande amor (ou qualquer outro nome) é...

Não sei! Quem sabe afinal?

Como dizia Clarice Lispector...

"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo o entendimento."

E me perdoem a audácia, creio que esse conselho vale também para aqueles que buscam viver o tal Conto de Fadas.

Silas Macedo

3 comentários:

  1. Uauuu
    Adoreiii
    Continuee postandoo
    Q eu vou continuarr lendooo sempree
    XD
    BjOo

    ResponderExcluir
  2. É bem interessante como o texto foi redigido.

    É uma realidade a que estamos fadados. Somos ensinados a esperar que alguém nos ajude a sermos felizes que acabamos por esquecer que a verdadeira felicidade está dentro de nós mesmos e que com uma certa disposição a concretizamos em todos os âmbitos de nossa vida, inclusive no amor.

    Essa de ficar esperando por um amor perfeito é coisa do passado. Hoje em dia isso não existe mais. É como já dizia o poeta: "Que seja eterno enquanto dure", afinal se ainda não encontramos a pessoa certa, o príncipe ou princesa encantada, por que não nos divertirmos com as erradas?

    Seria interessante mais textos dessa temática... é excelente para refletirmos sobre nossa realidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um príncipe encantado!
    Ele preenche a minha vida com muitos contos de fadas. Descordo da passoa que postou acima e afirmo categoricamente que o amor perfeito existe e é para sempre.
    Sou casada a 5 cinco anos e a nossa relação fica cada vez melhor porque existe:
    - amor
    - companherismo
    - amizade
    - compreenção
    - respeito
    e o que é mais difícil:
    - humildade!

    Nunca desista de encontrar o amor perfeito. E quando encontrar, seja perfeito para ele também.

    Beijos!

    Beatriz Lopes

    ResponderExcluir