Abravanar, eis o novo verbo! Muitas pessoas têm me questionado sobre a veracidade e a origem deste verbo. Para aqueles que nunca ouviram ou usaram esta palavra, segue a explicação. "Hoje vou abravanar! Nossa, fulano abravanou ontem." Quando alguém extravasa, exagera, rompe limites, se sobressai, foge ao cotidiano, ela simplesmente ABRAVANA!
É quase um sinônimo de arrasar. Mas qual a origem da palavra que, inicialmente foi usada por um grupo seleto de amigos e, gradativamente, vem sendo agregada ao vocabulário de mais e mais pessoas? Tudo começou com a amiga, jornalista e ex-professora Cicélia Pincer.
Segundo ela, a etimologia da palavra está diretamente ligada ao nosso querido amigo Silvio Santos Abravanel, mais conhecido como o dono do baú, proprietário do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), e também da rede de cosméticos Jequiti - para nossas amigas de casa e "bios" (sinônimo para gays) de plantão.
Ao usar o verbo pela primeira vez, Cicélia explicou que o Silvio Santos é o perfil perfeito de brasileiro que superou as próprias expectativas, partindo da carreira de camelô para o empresário e, sem dúvida, a figura da mídia mais carismática do País.
Diante da explicação, o sentido da palavra ficou claro. Abravanar é sinônimo de superação e tudo o que é bom (podendo ser usada ainda para situações de exagero). Se entendeu e gostou do verbo, então comece a usá-lo, e mais importante, prática-lo na vida.
Abaixo a conjugação verbal para evitar erros:
Eu abravano
Tu abravanas
Ele abravana
Nós abravanamos
Vós abravanais
Eles abravanam
Silas Macedo